quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Franja, franjinha, franjona


Tão com tudo e não tão prosa. Sim! Elas... As queridíssimas franjas. Chegaram de mansinho, agradando primeiro as mulheres mais modernas. Pouco tempo depois já tinham virado febre entre modelos, celebritys, personagens de novela e continuam em alta. E acreditem em mim: existe um corte perfeito para o seu tipo de rosto.


É simples! Pense no poder que uma franja tem ao lembrar-se de Anne Hathaway no início do filme O Diabo veste Prada e depois quando ela torna-se aquele mulherão "grifada" rs. Ficou um arraso não é mesmo? Não mudou o comprimento, "só" (não tão simples assim) fez uma franja (mega linda por sinal!). Tudo bem que ela tinha uma franjinha disfarçada (daquelas que parece que está deixando o cabelo crescer), mas depois... amigas... bem, vocês sabem o results.

Relembrem: (clique aqui)

Sou suspeita para falar dela... adoro de paixão essa mulher desde Mia Thermópolis e aquele cabelão horror! Lembram da mudança nesse filme também?!

Voltando ao assunto central...

Meu único "porém" vai para os fios cacheados, anelados e encaracolados... Mas se for o seu caso e você quiser muito ter uma franjinha, basta ter disposição para escová-la. Aliás, o contraste entre os fios cacheados e a franja são TUDO. Claro se souber usar e os seus fios estiverem hidratados, fica realmente lindo. Para começar a se acostumar que tal um franjão? Aos poucos você pode ir encurtando... e tcharam! Você está com uma franja... rs

Abaixo confira as dicas para cada formato de rosto.

Franja e o formato do rosto

Rosto redondo: corte a franja na diagonal, desfiada e longa para equilibrar as formas.

Rosto longo: prefira um comprimento que ultrapasse a linha dos olhos. Assim a franja pode ser usada na diagonal, aberta ao meio ou mesmo puxada para frente, desde que bem desfiada.

Franja reta ou cheia: funciona em rosto quadrado, triangular ou até mesmo triangular invertido, ou seja, aquele tipo de cabelo que nasce na testa e tem caimento muito baixo, próximo à sobrancelha.

Corte de manutenção

Se você acertou no corte, com certeza vai querer manter. Então pode marcar na agenda uma visita ao cabeleireiro a cada dois meses. E isso não varia de acordo com o tipo de franja, é regra não importa o modelo que você escolher.

Linda no dia-a-dia

Os cuidados diários entram para a rotina de toda mulher, não se ela tem fios lisos ou cacheados. No caso de cabelos lisos, basta dar uma ajeitada com o secador, usando a mão. Cabelos com ondulação pedem escova, que modele a franja a seu gosto (lisa para frente, na diagonal ou desestruturada).

Efeito salão de beleza

Uma escova no estilo meu cabeleireiro quem fez tem um segredinho. Simples, mas muito eficaz: passe um pouco de mousse (quantidade do tamanho de uma moeda de um real) antes de usar o secador. Terminando, aplique uma gotinha de pomada ou cera para definir o penteado. Mas tem de ser mesmo uma gotinha, ou o cabelo endurece e fica muito oleoso . Isso ainda dá fim nos arrepiados que podem surgir com o uso do secador.

Tipos de franja

Cheia: começa no meio da cabeça e conta com muitos fios, formando uma camada que esconde completamente a testa.


Desestruturada: franja longa e desfiada, que pode ser usada tanto na diagonal quanto dividida ao meio.

Falsa: poucos fios, que podem dar equilíbrio aos traços do rosto sem tanta definição de franja. Fica bem no rosto redondo ou muito longo. Também é uma alternativa para disfarçar diferenças de comprimento no cabelo.


Desfiada: em todos os formatos, os fios podem ser desfiados. Isso suaviza o movimento das franjas.

Elas usam franja!


(Alinne Moraes e Eva Mendes. Eu comecei assim: franjão degradé. E hoje estou assim também...rs)



(Nicole Ritchie. Essa é a desestruturada!)



(Eva novamente!)



(Ashley Tisdale)

 
(Direto de Viver a Vida)


(Alline outra vez! Essa garota já usou diversas vezes e de vários jeitos... Na época de Duas Caras ela deu uma entrevista e confessou: franja dá trabalho!)


(Carolzita chiquérrima! Quando quer...)


3 comentários:

  1. Thá... adorei essa matéria. Estou até pensando em mudar o visual e aderir a franjinha, franja ou franjão.. Parabéns seu blog é um ahazzo. Elaine

    ResponderExcluir
  2. Hoje em casa mesmo, pesquisei na internet como se cortava franjas sosinha. Cortei e ficou perfeita além do meu cabelo ser do tipo, meigo. A minha franja ficou Desestruturada. Estou toutalmente perfeitinha! Beijos!!!

    ResponderExcluir
  3. Cortei minhas franjas. E ela ficou parecida com a da Alline Moraes todas cheia, e ela tem todarazão " franjas da trabalho!"

    ResponderExcluir