sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

2010 vem com tudo no mundo fashion


 

O ano já iniciou. Então é hora de começar a colocar em prática todas aquelas promessas que fazemos por volta do dia 31 de dezembro de todos os anos. Além de paz, saúde, amor, harmonia, trabalho, dim dim e tudo mais que houver de bom, desejo também um ano de guarda roupa bem fashion e atual. Itens imprescindíveis para qualquer mulher com borogodoh achados em promoções imperdíveis. E muito bom gosto. Que venha 2010 cheio de estilo para todas nós!

Promessas à parte, como o nosso assunto principal é moda queremos informá-las que já está aberta a temporada fashion 2010! Uhull! E RJ é a primeira parada, em seguida SP. As fashion weeks internacionais começam logo em seguida. Anotem na agenda!

Fashion Rio: line-up (8 a 13/1, no Píer Mauá)

8/1 - Auslander, Melk Z-Da, Giulia Borges e Victor Dzenk
9/1 - Walter Rodrigues, Cantão,Lucas Nascimento e Printing
10/1 - Mara Mac, Filhas de Gaia, Cavendish, Graça Ottoni e Coven
11/1 - Acquastudio, Claudia Simões, Maria Bonita Extra, Juliana Jabour e TNG
12/1 - Redley, R.Groove, Tessuti, Teça e Espaço Fashion
13/1 - Nica Kessler, Patachou, Andrea Marques, New Order e Alessa

São Paulo Fashion Week: line-up
(17 a 22/1, no Pavilhão da Bienal)

17/1 - Cavalera, Osklen, Priscilla Darolt, Fause Haten, Mario Queiroz, Rosa Chá e Colcci
18/1 - Maria Bonita, Reinaldo Lourenço, Maria Garcia, Alexandre Herchcovitch (fem), Cori, Forum Tufi Duek e Samuel Cirnansck
19/1 - Iódice, Ronaldo Fraga, Simone Nunes, Fabia Bercsek, Ellus, Triton
20/1 - Gloria Coelho, Erika Ikezili, Amapô, Huis Clos, 2nd Floor e Animale
21/1 - Herchcovitch (masc), OESTUDIO, Jefferson Kulig, V.Rom, Neon, Wilson Ranieri e Lino Villaventura
22/1 - Isabela Capeto, Carlota Joakina, Reserva, Do Estilista e André Lima

Semanas de moda masculina

Paris e Milão são as duas cidades que abriram um evento exclusivo para eles. A italiana é a primeira e acontece de 16 a 19/1. A de Paris, a mais importante do segmento, dois dias depois, de 21 a 24/1. No casting, Louis Vuitton, Issey Miyake, John Galliano, Hermès, Lanvin e Jean Paul Gaultier, entre outros.

Paris Alta-Costura: de 25 a 28/2

Numa época de crise, a única semana de alta costura do mundo resiste. Na passarela, roupas trabalhadas em ateliês com bordados e luxo e as mãos habilidosas das melhores costureiras. Um modelo Chanel pode demorar até 500 horas para ficar pronto. A clientela reduzida – menos de 200, dizem, no mundo inteiro – compra as criações exclusivas. É um ofício em extinção e apenas 12 marcas sobreviveram. Na alta-costura, há também a moda noiva. A ausência de Christian Lacroix será sentida, já que ele desfilou em 2009 mas fechou o ateliê no final do ano. (snif!)

Semana de Nova York: de 11 a 17/2


A temporada americana teve, em 2009, uma semana de moda paralela em que desfilaram Alexander Wang e os novos estilistas. Marc Jacobs desfilou também fora da oficial. No evento principal, os estilistas que deram a cara da moda americana: Diane Von Furstenberg, Donna Karan, Anna Sui, Tommy Hilfiger, Calvin Klein e Ralph Lauren.
London Fashion Week: de 19 a 24/2

A semana de moda inglesa é conhecida por ser menos comercial e mais criativa. Não é à toa que lá despontaram nomes como McQueen e Gareth Pugh que, depois, foram para Paris. Apesar disso, vinha perdendo sua importância. Em 2009, no 25º aniversário, voltou as holofotes e até Anna Wintour voltou a frequentá-la. Em 2010, terá um dia só de moda masculina. Entre os destaques, Burberry (Christopher Bailey foi o estilista do ano de 2010 na premiação inglesa) e Vivienne Westwood (a linha Red Label, já que também desfila em Paris). O BFC NewGen revela os novos estilistas.

Semana de moda feminina de Milão: de 24/2 a 3/3


A última temporada teve polêmica. Tudo começou com duas críticas – do International Herald Tribune e do Financial Times, em que as moda das passarelas foi considerada vulgar e que, segundo as críticas dos jornais, isso teria uma relação com o primeiro-ministro italiano, Silvio Berlusconi, na época envolvido em escândalos sexuais. Os estilistas italianos reagiram revoltados. No line-up: Versace, Missoni, Dolce & Gabbana e Fendi, entre outros.

Prêt-à-Porter Paris: de 3 a 11/3

A mais importante de todas. O eento faz de Paris sua sala de desfiles. Eles acontecem espalhados pela cidade. o Musée de l'Homme, na praça do Trocadéro, no Palais de Tokyo, no Carrossel du Louvre, no Jardim das Tuileries e nos próprios ateliês dos criadores. Há desde o clásssico dos clássicos - com Chanel - aos vanguardistas, caso de Hussein Chalayan, além de Balenciaga, Balmain, Issey Miyake, Dior, Vivianne Westwood, Alexander McQueen, Lanvin, Cacharel, Givenchy, Stella McCartney, Valentino... O que acontecer lá irá refletir nas vitrines de todo o mundo.

OBS: Negritei as grifes que eu gosto.

Um comentário:

  1. Primeiro post de 2010 já vem com informação interessante. Adorei!!! Abalaram o Jambalaya... rs FELIZ ANO NOVO!

    ResponderExcluir